Caraterização e objetivos
O projeto e-Carnide tem por objetivo a construção de um sítio eletrónico e de um aplicativo móvel (app) com o inventário de património cultural na freguesia de Carnide, disponibilizando a informação recolhida a residentes e a turistas. Cingido a uma unidade administrativa de pequena dimensão, escolhida por ser a freguesia a que pertence a Universidade Europeia, o projeto configura-se como uma experiência piloto, a fim de aferir estratégias, procedimentos e metodologias a aplicar num projeto de maior envergadura a desenvolver no âmbito de estudos pós-graduados.
O projeto surgiu no âmbito da Escola de Turismo, do Desporto e Hospitalidade, enquadrado pelas disciplinas Etnografia e Etnologia, História da Arte em Portugal e Património Material e Imaterial, mas visa criar uma plataforma de articulação interdisciplinar com as licenciaturas de Design e de Engenharia Informática, da Escola de Tecnologias, Artes e Comunicação.
Desenvolvimento
A primeira fase do projeto desenvolveu-se ao longo do 1.º semestre do ano letivo 2015-2016.
Os alunos da licenciatura em Turismo realizaram as seguintes tarefas: levantamento prévio das peças a inventariar; pesquisa documental (bibliográfica e arquivística); trabalho de campo (observação direta e entrevistas); redação das fichas de inventário, seguindo a norma da Direção-Geral do Património Cultural.
Os alunos da licenciatura em Design definiram o conceito com um headline, o logotipo, o ícone para a store e wireframe (em processo de apreciação e seleção).
Na segunda fase do projeto, desenvolvido ao longo do 2.º semestre (2015-16), procedeu-se à criação da base de dados. Os alunos de Turismo proceder ao carregamento dos dados e à revisão do texto, incluindo a uniformização terminológica e a distribuição dos dados pela estrutura de dados, e os alunos de Design concluíram os layouts e o mockup interativo. Em simultâneo, procedeu-se aos testes e validação do produto, criando um relatório analítico que possa servir de suporte à formulação de futuros projetos de investigação interdisciplinar.