Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, Lisboa, Carnide
Início: Travessa do Pregoeiro
Fim: Rua do Norte
Inicialmente conhecida como Rua do Meio e, posteriormente, Travessa da Rua das Parreiras. Motivada pelo ideário republicano de providenciar a instrução a todas as camadas sociais, a Associação Auxiliadora da Instrução fundou, em 1904, a Escola Noturna Republicana, na com o objetivo de permitir que os “filhos do povo” aí pudessem aceder em horas que não coincidissem com o horário de trabalho. O topónimo é uma homenagem à Mestra da escola, D. Francisca (ou D. Chica), que também residia no edifício, como reconhecimento da população local pela sua dedicação.



O topónimo aparece na Planta Topográfica de Lisboa de 1908, de Júlio Silva Pinto, embora só tenha sido oficializado por Edital da Câmara Municipal de Lisboa, de 19 de julho de 1919.
Fontes:
Câmara Municipal de Lisboa. (2016). Toponímia. Câmara Municipal de Lisboa (sítio institucional). Acedido em http://www.cm-lisboa.pt/toponimia
Carvalho, J. da S. (1987). Carnide e o seu património edificado: Um percurso. Carnide: Junta de Freguesia.
Consiglieri, C. (1993). Pelas freguesias de Lisboa (v. 1): O termo de Lisboa: Benfica, Carnide, Ameixoeira, Charneca, Lumiar. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Pelouro da Educação.
Autores: Adriana Real, André Cunha, Inês Neto, Joana Garcia
Data: 2016