EDIFÍCIOS E ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS INFRAESTRUTURAIS
Edifícios e estruturas construídas de higiene pública e sanitária
Lavadouro
Classificação tipológico-funcional e cronológica: arquitetura infraestrutural, contemporânea (século XX)
Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, Lisboa, Carnide, Estrada da Correia, 4
No contexto de um conjunto de melhoramentos e infraestruturas urbanísticas efetuadas para dar resposta ao crescimento populacional no bairro, na década de 1920, a edilidade decidiu a construção de um lavadouro municipal público em Carnide, frente ao chafariz.
A construção tem planta longitudinal de planta simples, retangular, e cobertura de duas águas, em telha Marselha, vã sobre asnas de madeira.

O interior é quase integralmente ocupado por um grande tanque em alvenaria, igualmente retangular, com os muretes rematados por pedras de lavagem em cantaria. Junto à entrada, dois muretes, com estrutura idêntica ao tanque, separam esta zona da zona de lavagem.

Na parede do fundo, no eixo da entrada, uma porta dá acesso ao logradouro murado, de planta triangular, onde se dispõem os estendais em tubo de ferro e arame.
O lavadouro continua em funcionamento, servindo a população do núcleo histórico e as lavadeiras que fazem serviço de lavagem de roupa para fora, sendo especialmente utilizado para a lavagem de tapetes e têxteis de grande dimensão.
Documentos fotográficos
Lavadouro de Carnide: zona de lavagem
Figueiredo, V. G. de, s/d
Lisboa, Arquivo Municipal de Lisboa
Autoria: projeto e-Carnide
Data: 2016