Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Largo do Malvar

Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, Lisboa, Carnide
Início: Largo do Jogo da Bola
Fim: Estrada da Correia

A toponímia persistente neste largo relacionava-se com o cultivo de malvas que se fazia nestes terrenos, as quais se destinavam a fins terapêuticos, sendo utilizadas como desinfetante na gafaria de Carnide. A quinta homónima, atualmente conhecida como Quinta Grande foi criada em 1763, dando indicação de que a designação já tinha sido fixada à altura. O topónimo aparece na Planta Topográfica de Lisboa de 1908, de Júlio Silva Pinto, embora só tenha sido oficializado por Edital da Câmara Municipal de Lisboa, de 19 de julho de 1919.

Vista do largo junto ao chafariz

O largo já era conhecido como Vala Verde, no início do século XIX, mas, em 1723, já surge com a atual toponímia, estabelecendo a ligação entre a Rua do Norte e a Estrada Correia. Era constituído por dois espaços contíguos: Malvar Pequeno (atual Largo do Jogo da Bola) e Malvar Grande.
Há notícia de aqui se terem construído barracas para albergar os residentes cujas casas haviam sido atingidas pelo terramoto de 1755.
Em 1857, foi construído, no largo, um chafariz para fornecer água potável aos moradores da freguesia.

Vista junto ao Lg. do Jogo da Bola
Vista junto ao Lg. do Jogo da Bola

Fontes:
Câmara Municipal de Lisboa. (2016). Toponímia. Câmara Municipal de Lisboa (sítio institucional). Acedido em http://www.cm-lisboa.pt/toponimia
Pereira, J. B. (1914). Memórias de Carnide. O Instituto: Revista Scientifica e Literaria, 61(7), 337-353.

Autores: Afonso Silva, Armando Narciso, Liliana Cordeiro, Manuel Queiroz
Data: 2016