Digital resources in the Social Sciences and Humanities OpenEdition Our platforms OpenEdition Books OpenEdition Journals Hypotheses Calenda Libraries OpenEdition Freemium Follow us

Estrada do Poço do Chão

Região de Lisboa e Vale do Tejo, Lisboa, Lisboa, Carnide
Início: Estrada da Correia
Fim: Rua da Quinta do Charquinho

O topónimo deriva da existência de um poço localizado dentro da propriedade da Quinta do Bom-Nome e que, antigamente, abastecia de água os moradores de Carnide.

2016-08-28 17.53.24
Vista do troço junto à Quinta do Bom Nome

Esta estrada era uma antiga Azinhaga, que constituía a principal via de comunicação de Benfica a Carnide, definida na sequência da consolidação urbanística do século XV em torno da Igreja de São Lourenço. Tinha início no largo da Cruz da Hera, em Benfica e terminava na Estrada da Correia, sendo que os números de 1 a 127 pertenciam a Benfica e os números a partir do 129 pertenciam a Carnide. A divisão destas duas freguesias fazia-se através do curso de água que atravessava a Quinta do Bom-Nome. A partir do cruzamento com a estrada dos Arneiros, adquiria as caraterísticas de azinhaga e era ladeada, a oriente, pelos muros das quintas da Granja de Cima e do Conde de Carnide e, a ocidente, pelos da Quinta do Charquinho e da Quinta do Bom-Nome.
Pela Estrada do Poço do Chão era feito o transporte de mercadorias, produtos agrícolas e hortícolas das várias exportações agrícolas, mas também a circulação dos operários de Carnide para as fábricas de Benfica ou dos habitantes deste bairro para as romarias de Carnide e para a festa e feira da Luz.
No início da década de 1960, com as alterações urbanísticas na freguesia de Benfica, observou-se um crescimento populacional e um aumento do trânsito rodoviário, o que levou a inauguração da Avenida do Uruguai a 23 de agosto de 1967, que assumiu as valências e funcionalidade da Estrada do Poço do Chão. Atualmente, existem apenas dois caminhos com 250 metros e um deles constituiu o último troço da Estrada do Poço do Chão, entre a Quinta do Bom Nome e o Bairro Novo de Carnide, junto à Estrada da Correia.

Fontes:
Calado, M., & Ferreira, V. M. (1993). Lisboa: Freguesia de Carnide. Lisboa: Contexto.
Consiglieri, C. (1993). Pelas freguesias de Lisboa (v. 1): O termo de Lisboa: Benfica, Carnide, Ameixoeira, Charneca, Lumiar. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Pelouro da Educação.
Pereira, G. (1902). Lisboa e arredores: Inquirições do reinado de D. Afonso 3º. Lisboa: Typ. Lallemant.

Autores: Adriana Real, André Cunha, Inês Neto, Joana Garcia
Data: 2016